quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

A FAMÍLIA DO PATRIARCA MATHIAS HARTMANN


O primeiro casal de referência é Mathias Hartmann (Lütz, Alemanha, 29.10.1797 - 07.07.1875, Tupandi, RS, Brasil), casado com Maria Christina Hammes (Lütz, 22.11.1792 - 05.03.1843).

O casamento de Mathias Hartmann com Maria Christina Hammes foi em 01.02.1821, em Lütz.

Os pais de Mathias chamavam-se Johann Hartmann e Margaretha Haag, residentes em Lütz.

Os pais de Maria Christina eram Johann Hammes e Marie Gertruda Kaleborn, residentes em Beulich, localidade não muito distante de Lütz.

Os filhos de Mathias Hartmann e de Maria Christina Hammes, pela ordem cronológica de nascimento, foram:

1) Johann, nascido em 17.05.1821, casou-se no Brasil com Anna Schwab, tendo oito filhos, morando em São José do Hortêncio.

2) Mathias (filho), nascido em 19.01.1823. Casou-se com Elizabetha Wolf. Casou-se pela segunda vez com Magdalena Riffel. 

3) Peter, nascido em 07.12.1824, casou-se com Elizabeth Schmitz, tendo seis filhos, faleceu em 08.07.1906 e foi sepultado em Bom Princípio.

4) Jakob, nascido aos 17.09.1827, casou-se em 21.11.1852 em Três Forquilhas com Maria Eva Henze, tendo três filhos. Casou-se segunda vez em 30.07.1860 em São José do Hortêncio com Maria Schneider e teve mais dois filhos.

5) Josef, nascido aos 08.03.1830, casou-se com Elisabeth Wille, tendo seis filhos.

6) Anna Maria, nascida aos 02.11.1832 e falecida aos 13.11.1832.

7) Philipp, nascido aos 13.01.1834.

8) Friedrich Wilhelm, nascido aos 23.07.1837, casou-se com Anna Catharina Weber, em 15.06.1864, em São José do Hortêncio (cf. Lv. 02, Fl.03v.), tendo treze filhos, faleceu em 18.10.1911, em Cafundó, Montenegro, atual Santos Reis; ela era filha de Jorge Weber e Catarina Royer, nascida aos 07.06.1844 em Luxemburgo e falecida aos 03.08.1926 em Montenegro, Santos Reis.

Todos os oito filhos nasceram na Alemanha (Prússia). Emigraram com seu pai ao Brasil, inicialmente, seis deles, em 1846. Mais tarde veio atrás o sétimo, o Mathias (filho), em 18.09.1860. Este havia ficado na terra natal, pois tinha profissão, era tanoeiro. 

Consta ainda que um dos acima citados ou seu filho foi preso injustamente, certa ocasião, em São Borja, em 1862, tendo o Consulado da Prússia intercedido pela sua libertação junto à Província.

Mas antes disso, ainda na Prússia, antes da emigração para o Brasil, após um período de más colheitas, provavelmente já tendo vendido a propriedade que possuíam, após a morte da matriarca Maria Christina, motivados pelas promessas do imperador do Brasil, Dom Pedro II, que desejava povoar o Rio Grande do Sul, garantir a posse do território e defendê-lo de eventuais invasões, o senhor Mathias, já com 49 anos de idade, juntamente com seus sete filhos homens, resolveu emigrar, na esperança de melhorar a vida para todos.

Não sabemos quantos meses levaram na viagem de vinda, mas chegaram a São Leopoldo, passando pelo Rio de Janeiro, aos 15 de novembro de 1846, no navio Dom Pedro II. Pelo que consta, o filho Mathias não veio nessa viagem, mas apenas mais tarde, pois ficou trabalhando na terra natal como tanoeiro, vindo a juntar-se aos irmãos emigrados apenas em 18 de setembro de 1860.

16 comentários:

  1. Hahahahahaha! Professor querido! Te achei! Como fico feliz! Sou a Francelizia de Fátima Souza da Silva Aluna em varias séries pelo TBG e Antica Escola Cenecista Santo Antônio. Vou comunicar todos meus amigos da època sobre este Blog! Adorei Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde. Existe alguma página que consta a árvore montada por vocês? Estou começando a montar a minha e gostaria de saber se há informações que possa me ajudar. Até onde eu sei, meus bisavós vieram fugidos da guerra (Ricardo Harthmann, casado com Francisca dos Santos). Não sei se ela é da Alemanha ou brasileira. Meu avô é Carlos dos Santos Harthmann (23/10/1932-30/09/2013), nascido em Canguçu/RS, casado com Ema Fassbender (11/01/1928-15/09/1999) e tinha 10 irmãos, todos da região de Pelotas/RS. Agradeço o apoio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI PAULO HATMANN, MINHA TBM ERA HATMANN...MAS O QUE QUERO SABER EH SOBRE FASSBENDER POI A MAE DA MINHA BISAVO POR PARTE DE PAI ERA MARIA FASSBENDER. NADA SEI SEI ALEM DO ANO QUE VIERAM AO BR EM 1878. HA POUCO LOCALIZEI O CEMITÉRIO E O TUMULO DE MARIA FASSBENDER RONN E DO MARIDO FERDINANDO RONN. SEI Q MINHA BISA, ANNA RONN, VEIO COM OS PAIS PARA O BRASIL. NO NAVIO CONHECEU THEODORO KRAKHECKE COM QUEM SE CASOU EM 1880. COMO VC MENCIONOU FASSBENDER GOSTARIA DE SABER SE VC TEM ALGUMA INFORMAÇÃO...

      Excluir
    2. Sobre Fassbender, a única referência que tenho é do meu bisavô por parte de vó paterna que era Otto Fassbender, casado com Emília Fassbender. Tiveram 4 filhos, Catarina, Ema (minha vó), Nicolau e Otto.

      Excluir
    3. Unknown - MARIA FASBENDER E FERDINANDO RONN SAO OS PAIS DA MINHA BISAVO ANNA ROON (1857) QUE CASOU COM THEODORO KRAKHECKE (1851). ELA VEIO COM OS PAIS E CONHECEU THEODORO NO NAVIO (1878). CASARAM EM 1880. ENCONTREI O TUMULO DE MARIA E FERDINANDO NUM PEQUENO CEMITÉRIO ABANDONADO NA LINHA RECH, DALTRO FILO, IMIGRANTE RS. TENHO FOTO DO TUMULO MAS QUASE NAO DA PARA LER OS NOMES... PODES CONTATAR COMEGO. EU FIZ A ARVORE DA FAM KRAKHECHE E OS DADOS ANTIGOS CONSEGUI NA CURIA DE PORTO ALEGRE ONDE ESTAO OS LIVROS ANTIGOS DE BATISMOS E CASAMENTOS DA IGREJA CATOLICA DA REGIAO DE ESTRELA RS. PODE CONTATAR COMIGO MAS NADA SEI ALEM DOS TUMULOS DE MARIA E DE FERDINANDO.


      Excluir
    4. PAULO HARTMANN -MARIA FASBENDER E FERDINANDO RONN SAO OS PAIS DA MINHA BISAVO ANNA ROON (1857) QUE CASOU COM THEODORO KRAKHECKE (1851). ELA VEIO COM OS PAIS E CONHECEU THEODORO NO NAVIO (1878). CASARAM EM 1880. ENCONTREI O TUMULO DE MARIA E FERDINANDO NUM PEQUENO CEMITÉRIO ABANDONADO NA LINHA RECH, DALTRO FILO, IMIGRANTE RS. TENHO FOTO DO TUMULO MAS QUASE NAO DA PARA LER OS NOMES... PODES CONTATAR COMEGO. EU FIZ A ARVORE DA FAM KRAKHECHE E OS DADOS ANTIGOS CONSEGUI NA CURIA DE PORTO ALEGRE ONDE ESTAO OS LIVROS ANTIGOS DE BATISMOS E CASAMENTOS DA IGREJA CATOLICA DA REGIAO DE ESTRELA RS. PODE CONTATAR COMIGO MAS NADA SEI ALEM DOS TUMULOS DE MARIA E DE FERDINANDO. ---- MINHA EH HARTMANN, FILHA DE NICOLAU HATMANN. MEU NOME EH GERDA KRAKHECKE -

      Excluir
  3. Olá meu pai falou que na casa do avô dele em cima da porta estava escrito Mathias o nome do avo dele era Dominique e a esposa Conegundes

    ResponderExcluir
  4. Há alguns anos atrás, o Sr. Hary Grochal, estava montando a árvore genealógica da família Hartmann. Daí descobri que Mathias Hartmann era o primeiro. E minha descendência é do seu filho Peter Hartmann. Não lembro se era bisavô ou trisavô do meu avô Pedro Ataliba Hartmann.

    ResponderExcluir
  5. Pessoal! Dando continuidade ao trabalho de pesquisas que fazia juntamente com nosso saudoso Harry Grochau, isto desde o ano de 2001, estou agora em processo de finalização do livro sobre a Família Hartmann, foco no ramo de Mathias Hartmann aqui do RS, e com pitacos sobre todos os outros Hartmann que aportaram no nosso imenso Brasil, bem como alguns de Argentina e Paraguai. Quem quiser trocar informações pode anexar meu número 54 - 991446897 - whats up hoje é mais rápido e eficaz. abraços à todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Jorge. Como faço para obter a árvore em word/pdf que o Harry tinha feito.
      Meu email- ricardofhartmann@gmail.com
      Whats-54-98421.4135 - Ricardo

      Excluir
    2. Jorge, bom dia!
      Sou Tarcísio Reinehr, neto de Magdalena Otília Hartmann. Ela, filha de Adam Hartmann (parece que tinha Johan no nome). Havia migrado para Eldorado na Argentina e quando retornou, morreu de tifo em Sta Manoela, à época Montenegro.

      Excluir
  6. por favor, me adicione no whats: luiz Henrique Hartmann -51-981477744

    ResponderExcluir
  7. Boa noite. Existe alguma página que consta a árvore montada por vocês? Estou começando a montar a minha e gostaria de saber se há informações que possa me ajudar. Aqui é Ricardo Ferreira Hartmann, filho de Jacob Italo Hartmann e neto de Pedro Benno Hartmann. Sou a sétima geração. meu email ricardofhartmann@gamil.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, tem alguma coisa no familysearch.org , o Mathias é o código 9HQV-HXD.

      Excluir
    2. Ricardo, tem alguma coisa no familysearch.org , o Mathias é o código 9HQV-HXD.

      Excluir