terça-feira, 29 de dezembro de 2009

ASSUNTOS TRATADOS NESTE BLOG

Cerro Largo, Rio Grande do Sul, Brasil,
aos 16 de novembro de 2006,
data dos 160 anos da chegada dos primeiros.

Autor deste trabalho:  Darci José Hartmann.


 
 Abaixo: Os rios Mosela e Reno, limites do Hunsrück, região da Alemanha, de onde emigraram os nossos ancestrais Hartmann para o Brasil, em 1846.

Observação: Para apreciar ou visualizar em tamanho maior as fotos e documentos deste blog, basta clicar sobre elas.


*************CONTEÚDOS:
A família do patriarca Mathias Hartmann
A região do Hunsrück
Sobre a língua dos imigrantes alemães no Brasil
Como se vestiam os nossos antepassados
Lütz - a localidade e a casa de Mathias Hartmann
Breve contexto histórico da imigração alemã no Brasil
Certidão de casamento de Mathias Hartmann e Maria Christina Hammes
Certidão de nascimento de Johann Hartmann
Certidão de nascimento de Mathias Hartmann (filho)
Certidão de nascimento de Peter Hartmann
Certidão de nascimento de Jacob Hartmann
Certidão de nascimento de Anna Maria Hartmann
Certidão de nascimento de Friedrich Wilhelm Hartmann
Joseph Hartmann - Nota de falecimento e agradecimento
Atestado de boa conduta para fins da emigração Atestados outros da emigração
História da origem e fixação dos nomes de família e do sobrenome Hartmann
O brasão da família Hartmann
A simbologia do brasão
Brasão II da família Hartmann
Certificado de chegada ao Brasil
Certidão de chegada ao Brasil
Mathias Hartmann - Sepultura e primeira casa de Mathias Hartmann
Friedrich Wilhelm Hartmann - Dados complementares
Jakob Hartmann - Dados complementares
Johann Hartmann - Dados complementares
Peter Hartmann - Dados complementares
Mathias Hartmann(filho)- Dados complementares
Saiba mais Hartmann em outros blogs...


24 comentários:

  1. Sou Hartmann por parte de pai, meu Bisavô era Nicolao Hartmann, meu avô era João Frederico e meu pai Egídio José, meu pai era natural de linha Dom Diogo interior de Montenegro-RS, gostaria de saber se há algum parentesco com esse ramo dos Hartmann´s.

    ResponderExcluir
  2. meu pai se chama orlando hartmann, filho de ernesto e ana hartmann, natural da colonia velha que chamam. Meu pai mora no município de crissiumal rs, onde constituiu a família. Em Crissiumal na localidade de Linha Principal, foram morar sete irmaos e uma irmã, todos ja falecidos, está vivo ainda o meu pai com 80 anos de idade, tambem gostaria de saber se tem algum parentesco com esse ramo dos hartmann ...
    obrigada
    eu me chamo leonir maria hartmann caneppele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, temos bisavós em comum. Me chamo Juliana Hartmann e meu avô (Reinaldo) era irmão do seu pai. Estou tentando buscar maiores informações de nossa ascendência. Tu sabes os nomes dos nossos tataravós?
      Eu agradeço qualquer informação. Juliana

      Excluir
  3. SOU DA ACADEMIA DE LETRAS DE ITUIUTABA,GOSTARIA DE ENTRAR COM HEITOR GABRIEL HARTMANN,NASCIDO EM 1933,MEU NOME É ENIO EUSTAQUIO FERREIRA.EMAIL
    REIFARMA.20@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  4. O XI Encontro da Familia Hartmann vai ser em Santa Rosa-RS, nos dias 12 e 13 de outubro de 2012. Informações com Marlene Hartmann Berres Gregori(orkut).

    ResponderExcluir
  5. bom....sou bisneta de uma Hartmann...minha bisavó se chama Elizabeth Hartmann Cardoso, as unicas coisas que sei a seu respeito que tinha uma irmã chamada Catarina e que seu pai se chamava Francisco Hartmann, somos do norte do Paraná, mas minha bisavó veio da Alemanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem sou descendente de Francisco hartmann ele era pai de cândido hartmann muito conhecido em Curitiba

      Excluir
    2. Tambem sou descendente de Francisco hartmann ele era pai de cândido hartmann muito conhecido em Curitiba

      Excluir
  6. Pessoal, meu nome é Erlon Hartmann, meu pai sumiu há alguns anos, e jamais tive noticia dele, sempre tentamos procurar, através de cartas para cidades que possivelmente poderia estar morando mas, não obtivemos resposta, hoje percebo que através deste site tenho a oportunidade de tentar ao menos acha-lo ou ter alguma noticia sobre seu paradeiro e de seus familiares, o nome dele ´Egon Hartmann, sei que tinha um irmão chamado joão hartmann e outro chamado Ernesto Hartmann, conhecido como ernestinho, minha mãe mora comigo e chama-se Alice Mendes Hartmann.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Meu sobrenome é Maciel, mas a família da minha vó era Hartmann. Sei por poucas historias que me contaram na infância que alguém da família veio da Alemanha e é isto que estou em busca de saber, acredito que possa ter sido a 6 geração anterior a mim, ou seja minha tataravó. Ainda não tenho nome mas estou perto de conseguir. Os filhos da minha tataravó já nasceram no brasil pelo que tudo indica, um em Não Me Toque RS e outro em Carazinho RS. Os nomes são Miguel Hartmann ou Maria Hartmann. Esses com certeza nasceram em meados do seculo XIX, pois minha bisavó nasceram no inicio do seculo XX o Nome da minha Bisavó era Ottilia Hartmann nascida em 1913.

    Se puderem me ajudar com alguma possível informação ou uma dica de como onde e custos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Hartmann (FRIEDERICH WILHELM , MATHIAS , JOHANN ) nasceu em 1 outubro 1870 em São José do Herval (3-91) ou São José do Hortêncio ?.
      [Info. Históricas]
      José casou-se com Luiza Esswein, filha de Lizandro Esswein e Maria Matje, em 11 outubro 1892 em Montenegro (2-62v). Luiza nasceu em 15 novembro 1870 em São Benedito - São José do Hortêncio - RS - BRASIL.
      [Info. Históricas]
      José e Luiza tiveram os seguintes filhos:
      362 F i Rosa Hartmann
      363 M ii Afonso Hartmann
      364 M iii Carlos Hartmann
      365 F iv Otilia Hartmann
      366 F v Sibila Hartmann
      367 M vi Miguel Fridolino Hartmann nasceu em 1893 em Montenegro (6-93).[Info. Históricas]

      368 F vii Maria Elisa Hartmann nasceu em 1894 em Montenegro (7-43).
      + 369 M viii Pedro Agostinho Hartmann

      370 M ix Albino Roberto Hartmann

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Nossa desculpe a demora. Muitas reviras voltas na vida. Agora estou em Lisboa Portugal. Essas certidões que o senhor tem e outras informações, se tiver WhatsApp podemos conversar por lá, questões de pagamento de for necessário.

      Muuuuitissimo obrigada pela atenção.

      Excluir
  10. Meu avô se chamava Germano Hartmann, tenho muito desejo de fazer a genealogia dele, mas não consigo encontrar documentos, ele morava no sítio e não sei como buscar registros, encontrar documentos..., se alguém souber como me ajudar, fico grata.

    ResponderExcluir
  11. Meu avô se chamava Germano Hartmann, tenho muito desejo de fazer a genealogia dele, mas não consigo encontrar documentos, ele morava no sítio e não sei como buscar registros, encontrar documentos..., se alguém souber como me ajudar, fico grata.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Minha avó chamava-se Catarina Luiza Hartmann, era de Montenegro, RS.

    ResponderExcluir
  15. Minha Bisavó se chamava Emma Hartmann e é de Palmeira Paraná, minha vó é Eleonora Hartmann..alguém sabe dos Hartmann's do Paraná? Obrigado

    ResponderExcluir
  16. Minha avó se chamava Emma Hartmann (Schneiker) por casamento com João Júlio Schneiker. Ela nasceu em Tupandi-RS, região de Não me Toque. Vou ver mais dados que eu tenho é repasso.

    ResponderExcluir
  17. Minha avó Emma Hartmann era filha de Miguel Hartmann.

    ResponderExcluir